as-6-habilidades-do-profissional-do-futuro

As 6 principais habilidades para o profissional do futuro

As 6 principais habilidades para o profissional do futuro

O que são habilidades profissionais

Como desenvolver habilidades profissionais

Quais são as habilidades profissionais mais procuradas pelos empregadores

Inteligência emocional

Liderança

Poder para resolver problemas

Capacidade de trabalhar em equipe

Comunicação

Empreendedorismo

 

 

As 6 principais habilidades para o profissional do futuro

 

Em primeiro lugar, antes de pensarmos nas principais habilidades para o profissional do futuro, é importante levar em consideração as aptidões que você já possui no momento presente, pois elas serão a base para a construção de um profissional de sucesso. Se você já é uma pessoa criativa e que sabe tomar decisões de forma rápida, especialmente sob pressão, é meio caminho andado para desenvolver outros talentos e atingir o tão desejado sucesso profissional, afinal de contas, essas são habilidades que nenhum computador ainda consegue desempenhar.

Neste artigo, vamos mostrar as 6 habilidades essenciais que os estudantes do ensino médio devem ter para o futuro.

Continue a leitura e descubra o que você precisa saber para destacar no mercado de trabalho após terminar os estudos.

 

 

O que são habilidades profissionais

 

As habilidades profissionais são todas as competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor maneira possível em cada ocupação. Geralmente, habilidades profissionais nascem junto com o indivíduo, mas ainda assim elas precisam ser desenvolvidas e aprimoradas através do estudo e, sobretudo, pela prática no dia a dia.

Em outras palavras, habilidade é a aptidão que uma pessoa tem para realizar bem uma tarefa com agilidade, inteligência e destreza.

 

 

Como desenvolver habilidades profissionais

 

Assim como mencionamos neste artigo, para identificar as habilidades profissionais, o autoconhecimento é fundamental. Portanto, antes de mais nada, procure refletir sobre suas características, visando encontrar quais são os seus aspectos positivos e negativos. Deste modo, você poderá ampliar suas qualidades e melhorar as suas vulnerabilidades de forma mais assertiva.

Por outro lado, o processo de autoconhecimento não é algo que surge em um passe de mágica, por isso é importante você ter consciência de que estamos falando a respeito de algo que requer tempo e reflexão.

A partir da descoberta acerca daquilo em que você é bom, invista no estudo. O conhecimento aprofundado sempre será a chave para quem quiser se destacar em uma profissão.

 

 

Quais são as habilidades profissionais mais procuradas pelos empregadores

 

Durante o processo de autoconhecimento, observe se você já possui algumas das principais habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.

Veja quais são as habilidades profissionais mais procuradas pelas empresas:

 

  1. Inteligência emocional

A capacidade de uma pessoa de controlar e expressar suas emoções e saber lidar com as emoções dos outros é o que descreve a sua inteligência emocional. Ter empatia, integridade e trabalhar bem com os outros são características que demonstram alta inteligência emocional.

 

 

  1. Liderança

Assim como no presente, ser um líder inspirador que ajuda os outros a se tornarem melhores versões de si próprios, no futuro esta característica será primordial para o bom desempenho profissional. É importante ressaltar que, apesar da figura do líder geralmente estar associada ao patrão ou dono do negócio, você pode exercer a função de liderança em um projeto executado por um equipe, por exemplo.

 

 

  1. Poder para resolver problemas

No futuro, mais do que nunca, a habilidade para resolver problemas será fundamental no local do trabalho. Isso porque, apesar dos computadores processarem dados e informações que seriam impossíveis de serem coletados por humanos, alguém precisará tomar a decisão final reconhecendo as implicações mais amplas que determinada ação pode ter em outras áreas do negócio.

Fato é que à medida que a tecnologia elimina tarefas mais simples, ela deixará os humanos serem os protagonistas das tomadas de decisão de nível superior.

 

 

  1. Capacidade de trabalhar em equipe

A capacidade de trocar informações será uma habilidade vital para o profissional do futuro. Isso significa que as pessoas devem aprimorar sua habilidade de se comunicar de forma eficaz umas com as outras para que possam dizer as coisas certas, usando o tom de voz e linguagem corporal certos, a fim de transmitir suas mensagens.

 

 


  1. Comunicação

Assim como no presente, no futuro o profissional precisa saber transmitir as ideias com clareza, de modo que as mensagens sejam compreendidas sem ruídos ou desentendimentos. Especialmente em um ambiente altamente colaborativo, a habilidade profissional para conduzir as tarefas em conjunto será primordial para o bom andamento do trabalho.

 

 

  1. Empreendedorismo

Essa habilidade tem relação com o famoso “senso de dono”. É a capacidade de agir como se fosse responsável pelo negócio em que atua.

Ou seja, estamos falando de um profissional que gerencia funcionários, realiza vendas, atende clientes, define estratégias de marketing, tudo de forma criativa a fim de encontrar  soluções e identificar novas oportunidades no mercado.

 

Por fim, procure manter uma vida equilibrada e saudável, esteja atento às suas emoções para que elas não interfiram na sua busca pelo autoconhecimento e seja, acima de tudo, um pesquisador nato, pois isso fará com que você desenvolva cada vez mais habilidades profissionais.

 

 

Lembre-se que o primeiro passo para ganhar mais habilidades é terminar os estudos.

Quer finalizar o Ensino Médio na metade do tempo e ter mais chances no mercado de trabalho? Conheça o método totalmente online de estudo para terminar os estudos da EJA Brasil EAD.

O EJA Brasil EAD é o programa de ensino popular número 1 do país, especialmente feito para quem precisa fazer supletivo 100% online urgentemente.

Entre em contato conosco e comece a estudar hoje mesmo.

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD