Prepare-se com antecedência: saiba dicas de ouro para o ENEM!

A prova mais esperada do ano por alunos do ensino público e privado está chegando e com ela também vêm uma maior ansiedade dos estudantes. 

Isso porque além de concluir um ciclo na vida de estudantes no país todo, também possibilita a abertura de um novo momento em suas vidas: a tão sonhada entrada para a universidade! 

As provas de 2022 estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro, mas vamos fornecer dicas incríveis que também podem ser utilizadas pelos participantes nos anos seguintes. 

Antes de tudo!

O primeiro passo é respirar fundo. Você estudante de ensino médio esteve na escola por tanto tempo e aprendeu incontáveis conteúdos durante todo esse tempo. É preciso se manter calmo na medida do possível, mesmo que a pressão e ansiedade dentro de você cresça cada dia mais. 

O ENEM é uma prova muito importante sim e é utilizando a nota da prova que será possível entrar em uma faculdade, mas lembre-se que você pode sempre tentar novamente e em alguns anos você pode estar ainda mais preparado do que em outros. 

Como se preparar para o ENEM sozinho? 

Tendo em mente os diversos temas ensinados na escola durante todos esses anos de estudo, primeiro é necessário organizar o seu tempo. 

Entenda que da mesma forma que estudar durante seis horas no dia sem fazer uma pausa pode ser mais eficaz para alguns do que para outros, mesmo que este não seja o recomendado. 

Faça um planejamento total do seu dia a dia, em quais períodos você está mais livre para dedicar sua concentração aos estudos? Não importa quantas horas forem dedicadas para estudar para o ENEM, é preciso ter foco e disciplina para ser mais produtivo. 

Além disso, as pausas são essenciais! Alguns alunos já estão usando e é super recomendável ter em mente a técnica Pomodoro. Esta técnica pode ajudar os alunos interessados em passar no ENEM 2022 a estudar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos. 

Além disso, é possível estudar por mais tempo, como, por exemplo, por 50 minutos e fazer uma pausa de 10 minutos. É ideal que nessas pausas você consiga ir ao banheiro, levantar e fazer algum exercício físico ou até mesmo se distrair um pouco antes de retomar os estudos novamente. 

Como fazer um cronograma de estudos para o ENEM 2022?

Após realizar uma certa organização no seu tempo é preciso planejar por onde os estudos vão começar. 

Cada matéria tem seus conceitos básicos, então uma vez que todos eles estejam frescos em sua memória, comece a pesquisar temas mais importantes que com certeza vão cair no ENEM. 

Não é possível prever as questões do ENEM, mas todos os anos existem tópicos muito parecidos sobre cada matéria que estão presentes nas provas. Se organizar dessa maneira vai fazer com que seu estudo seja mais produtivo. 

Além disso, os estudantes podem planejar os dias da semana de acordo com as matérias. Por exemplo, nas segundas-feiras estudo história e geografia, nas terças-feiras estudo matemática e física, nas quartas-feiras estudo sociologia e filosofia e assim por diante. 

Você também pode organizar estudar primeiro as matérias que têm mais dificuldade, pois as que têm mais facilidade terá uma chance bem maior de fazer com que o conteúdo esteja fresco em sua memória até o dia da prova. 

De qualquer forma, a ordem de estudos deve ser definida pelos alunos, mas existem algumas técnicas que podem ser utilizadas e que te ajudem a otimizar seu tempo. 

Dicas para o dia da prova

Para quem vai fazer o ENEM pela primeira vez, é ideal que estejam cientes das regras sobre o que pode e o que não pode fazer no dia da prova. 

Com um certo período de antecedência do dia da prova, os alunos poderão ter acesso ao endereço e ao número da sala em que vão realizar o ENEM. 

Pensando nisso, indo de carro ou de transporte público é importante ressaltar que com certeza haverá trânsito no dia, por isso se planeje para chegar ao local de prova antes que os portões se fechem. 

Ao chegar na sala para realizar a prova, um dos fiscais da sala vai confirmar seu nome e vai pedir para que todos os pertences pessoais sejam colocados dentro de um saco plástico que deve ficar na parte de baixo da sua cadeira. 

É importante desligar os alarmes e o próprio celular, além de colocá-lo no saco plástico com outros objetos eletrônicos, como relógio ou calculadora. 

Vale ressaltar ainda que no próprio site do ENEM, bem como no cartão de confirmação, estão presentes todas as regras do que pode ou não pode levar ou fazer no dia da prova. 

Pode fazer uma pausa?

Pode sim, mas é importante ressaltar que a prova não para enquanto isso, por isso é ideal que os participantes levem comidas leves e água para se manterem hidratados durante todo o período. 

Para ajudar os estudantes a se prepararem, é possível fazer simulados para o ENEM online. Assim será possível que na prova do ENEM de 2022 os alunos consigam definir o seu próprio tempo para a pausa do lanche. 

Também é ideal que antes da prova você tenha uma ótima noite de descanso para não sentir sono e nem ficar distraído. 

Se possível, passe a relaxar sua mente dois dias antes da prova, estudar com tão pouco tempo assim até o dia oficial só fará com que o seu estresse e ansiedade aumentem significativamente, o que pode dificultar o processo de foco e concentração no dia da prova. 

Escolher a vestimenta tem alguma diferença? 

Sim e não. Isso porque a escolha de vestimentas leves e confortáveis podem contribuir para que os alunos se sintam menos ansiosos durante a prova. 

Mas não pelo fato de que isso em si não vai impactar em absolutamente nada para o resultado da sua prova. 

É ideal que o silêncio esteja presente na sala em que a prova será aplicada, para que você e outros candidatos consigam manter o foco, por isso o indicado é que não sejam roupas barulhentas ou até mesmo que distraiam o aluno que irá fazer a prova do ENEM

Além das roupas, use também calçados confortáveis! 

Qual o tempo de prova no ENEM? 

A duração total da prova do ENEM 2022 será de 5 horas e 30 minutos. Dentro da sala não há relógio fixo, os instrutores de prova irão informar quanto tempo ainda falta para o final da mesma a cada 30 minutos. 

É ideal que nos últimos 30 minutos de prova os inscritos se foquem para preencher o gabarito com o máximo de atenção possível, afinal é por ele que a prova será corrigida. 

Enquanto no dia 13 de novembro a prova será de português, língua estrangeira e ciências humanas, no dia 20 de novembro a prova será de ciências exatas (matemática, química e física). 

Também é indicado que comecem a prova no primeiro dia pela redação, pois a nota da redação será a parte do restante da prova. 

Conclusão

Seguindo estas dicas, esperamos que até mesmo os estudantes que vão precisar se preparar por conta própria consigam se sair bem durante as provas do ENEM de 2022.

Realmente não é um processo fácil, demanda foco e disciplina dos alunos inscritos com interesse em entrar na faculdade no ano seguinte. Mesmo assim, desejamos boa sorte e boa prova para todos!

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD