Como se preparar para a prova do EJA Brasil EAD?

A prova do ensino médio é um momento extremamente importante na vida de qualquer pessoa. Porém, para aqueles que não conseguiram passar por essa fase, existe a prova EAD do EJA –  sigla para Educação de Jovens e Adultos.

Existem alguns passos para auxiliar nos estudos da prova do EJA EAD. Pensando nisso, preparamos um conteúdo para que você possa aprender as principais dicas e se preparar para a prova. Confira abaixo!

Como funciona a prova do EJA EAD?

O EJA foi criado com a intenção de facilitar a vida de pessoas que querem terminar o ensino médio, porém, em algum momento de suas vidas se ausentaram dos estudos para ingressar no mercado de trabalho.

A prova do EJA EAD é realizada de forma 100% online, sendo essencial para que o aluno obtenha o certificado de conclusão do médio.

Logo, antes de inscrever para o supletivo, é ideal que os alunos avaliem uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Estadual de Educação.

 Em relação à periodicidade, a prova do EJA EAD se difere do ENEM, pois ela pode ser feita a qualquer momento. Além disso, ela sempre é feita após as aulas do curso, diferente do método utilizado no ENCCEJA.

Atividades de fixação e dicas para você se sentir preparado!

Existem algumas dicas de atividades de fixação e dicas extras para que você possa se sentir ainda mais preparado no dia da prova. Confira mais nos tópicos abaixo.

Atividades de fixação

Sempre que você terminar de estudar um conteúdo, pegue pelo menos 10 questões referentes ao assunto e realize os exercícios.

Geralmente, questões consideradas mais monótonas e objetivas são ótimas para fixar o conteúdo e te ajudar a treinar para a prova na totalidade, já que todas as questões são de assinalar.

Tenha em mente quais são as disciplinas que você mais possui dificuldade e quais são aquelas que você consegue se sair bem. O equilíbrio de tempo de dedicação entre elas é essencial para manter o conhecimento geral da prova bem esquematizado.

Outro ponto essencial é a confecção de mapas mentais para o que foi estudado. Pode ser fixado em um fluxograma de ideias coerentes e objetivas, de modo que o seu cérebro absorva ainda mais rápido aquele esquema criado por você.

Não podemos deixar de mencionar a realização de simulados, assim como a prática de revisar os erros das questões como forma de revisão.

Essas ações agregam, e muito, no seu resultado, pois vão, gradualmente, facilitando o processo de aprendizado, ajudando na memória, na apreensão do conhecimento e na realização da prova.

Veja outras dicas importantes para ir bem na prova

Abaixo, selecionamos mais algumas outras dicas fundamentais para ter um dia de sucesso na realização da prova do EJA EAD.

Tenha uma boa noite de sono antes da prova

É importante se manter relaxado antes e durante a prova. O ideal é que os alunos não fiquem tão ansiosos sobre a prova. Um bom método para evitar essa ansiedade é ter sempre uma boa noite de sono e de descanso.

Se organize diariamente

Tenha uma rotina estabelecida com horas de estudo, descanso e lazer. Dessa forma, o aluno deve se dedicar em horários específicos, com um prazo determinado e momentos para relaxar tranquilamente, sem maiores preocupações.

Você pode usar um aplicativo de organização dos estudos ou esquematizar o seu cronograma em um papel impresso. O importante é separar as disciplinas da forma correta, para não acumular nem deixar assuntos fora da sua rotina.

Revise conteúdos aprendidos

Certamente, os assuntos aprendidos durante o EJA remoto também vão cair na prova final.

Portanto, revise estes conteúdos com uma certa antecedência para absorver o aprendizado. Dessa forma, a chance de se manter ainda mais calmo até o dia da prova será maior.

Conheça o EJA Brasil EAD

O EJA Brasil EAD oferece oportunidades de matrícula em qualquer momento do ano. Diferentemente do ensino médio tradicional, onde as aulas são engessadas e você precisa se deslocar até a escola, o EJA também proporciona aos alunos a possibilidade de viver uma rotina flexível, totalmente adaptável para todos. 

Nosso compromisso é para que você faça parte dos milhares de alunos que conseguiram cumprir essa importante etapa da vida educacional e assim melhorar muito sua qualidade de vida.

Recupere o tempo perdido com o método EAD do EJA Brasil! Para tirar suas dúvidas ou obter mais informações, visite nosso site.

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD