como-escolher-faculdade

Como escolher a faculdade certa

Não é uma decisão simples

Conheça seus próprios interesses

Faça um teste vocacional

O que é um teste vocacional

Quem pode fazer um teste vocacional

Onde e como fazer um teste vocacional

Experimente fazer um teste vocacional online

 

Antes de qualquer coisa, escolher a faculdade certa exige um momento de reflexão. Sim, você precisa tirar um tempo para pensar, por exemplo, em como gostaria que a sua vida seja daqui a 10 ou 20 anos.

Com base nessa imagem mental, você pode começar a escolher uma profissão e, portanto, decidir em qual curso de nível superior se inscrever.

Nesse post, vamos mostrar dicas para ajudar você a encontrar a direção certa para sua carreira. Continue a leitura.

 

 

Não é uma decisão simples

A maioria das pessoas têm dificuldade em optar por um curso por uma única razão: elas fazem escolhas baseadas somente em ganhos financeiros ou porque acreditam que o caminho certo é manter uma tradição familiar. Portanto, se na família há muitos advogados, elas automaticamente pensam que é mais fácil manter esse histórico. Com isso, deixam de fazer a escolha por uma faculdade em que, de fato, se sintam úteis e tenham prazer em exercer.

Para evitar que você cometa esse erro – que pode trazer tristeza e infelicidade – observe algumas atitudes necessárias:

 

 

Conheça seus próprios interesses

Na filosofia socrática a frase “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma referência sobre o auto-conhecimento. De acordo com com o filósofo grego, conhecer a si próprio é o ponto de partida para uma vida mais equilibrada e feliz.

Assim sendo, tire um tempo para refletir sobre seus interesses, objetivos e sonhos pessoais. Faça uma lista para escrever quais são suas principais qualidades, defeitos, o que gosta de fazer e o que não gosta de fazer.

Se encontrar dificuldade em montar um mapa mental sobre você, busque ajuda profissional, realizando um teste vocacional. Saiba mais a seguir.

 

 

Faça um teste vocacional

Nem sempre nos sentimos totalmente seguros na hora de tomar uma decisão. Geralmente, quando estamos no Ensino Médio e não temos noção das nossas qualidades, ter de pensar sozinho em qual deve ser o nosso próximo passo pode ser delicado. Nessa fase de dúvidas, a ajuda de um orientador vocacional pode ajudar você a ter um norte para seguir com a escolha de sua faculdade.

Confira com usar esta alternativa para tomar uma decisão que faça bem ao seu futuro:

 

 

O que é um teste vocacional

O teste vocacional tem como objetivo avaliar a personalidade para identificar e qualificar características que sejam interessantes para uma determinada atividade profissional. O teste vocacional ajuda a identificar as melhores opções de carreiras para você, conforme a sua personalidade.

 

Quem pode fazer um teste vocacional

O teste vocacional é indicado tanto para vestibulandos em dúvida sobre qual profissão escolher quanto profissionais que já atuam no mercado de trabalho mas estão insatisfeitos com a própria carreira. Portanto, o teste vocacional serve para ajudar na escolha de uma profissão e, também, em caso de busca de uma recolocação profissional.

 

 

Onde e como fazer um teste vocacional

O teste vocacional pode ser realizado em grupo ou de forma individual, porém não deve ser considerado como única ferramenta de orientação profissional. Nesse processo, você deve estar disponível para participar de dinâmicas em grupo ou entrevistas que resultarão em relatórios ou laudos que indicarão possibilidades profissionais que poderão ser trilhadas.

Um detalhe importante: todo esse processo deve ser conduzido por um profissional da área de psicologia.

 

 

Experimente fazer um teste vocacional online

Se você não tem mesmo nenhuma noção de qual faculdade seguir, antes de marcar a avaliação com um psicólogo, utilize ferramentas online gratuitas de teste vocacional. Por se tratar de um processo mais simples elas poderão apontar respostas um pouco genéricas, mas que poderão ser um primeiro passo para a tomada de decisão.

Agora você pode terminar os seus estudos pela internet com a EJA Brasil EaD. Não importa a sua idade e nem por quanto tempo você parou de estudar, acima de 18 anos de idade você pode voltar a estudar para concluir o Ensino Médio e o melhor: pela internet com flexibilidade de horários.

 

Com o EJA EaD Brasil você alcança sua certificação do Ensino Médio de forma simples e rápida: agora em até 1 ano e meio você pode terminar o Ensino Médio pela internet.

 

Conheça o método totalmente online de estudo para terminar os estudos da EJA Brasil EaD.

O EJA Brasil EaD é o programa de ensino popular número 1 do país, especialmente feito para quem precisa fazer supletivo 100% online urgentemente.

Entre em contato conosco e comece a estudar hoje mesmo.

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD