como-o-cerebro-aprende

Como funciona o nosso cérebro quando aprendemos?

Como funciona o nosso cérebro quando aprendemos?

O que acontece no cérebro durante a aprendizagem

As principais estratégias de aprendizagem do cérebro

Quais são os alimentos que estimulam a memória?

 

Como funciona o nosso cérebro quando aprendemos?

O cérebro humano é composto de, aproximadamente, 85 bilhões de neurônios, atuando como mensageiros e enviando informações na forma de impulsos nervosos (como sinais elétricos) uns para os outros. Sobretudo quando escrevemos, lemos um livro, assistimos à tv, pulamos, conversamos com alguém e até mesmo simplesmente enquanto estamos apenas pensando sobre qualquer coisa, tudo isso é permitido graças aos sinais elétricos emitidos pelos neurônios.

 

À primeira vista, costumava-se pensar que nascemos com todas as células cerebrais que teremos em toda a vida e que, com o passar dos anos, este número diminuiria. Porém, estudos recentes realizados por pesquisadores da Universidade de Madri, na Espanha, mostraram que o cérebro continua a ganhar novos neurônios ao longo da vida, pelo menos até os 97 anos.

Nesse post, vamos mostrar como nosso cérebro funciona quando estamos aprendendo e ajudar você a aproveitar melhor o seu potencial de realização através do principal órgão do sistema nervoso central.

Vamos lá!

Continue a leitura.

 

O que acontece no cérebro durante a aprendizagem

Antes de mais nada, é importante observar que, quando você está aprendendo, mudanças importantes ocorrem em seu cérebro, incluindo a criação de novas conexões entre seus neurônios. Esta capacidade do seu cérebro de mudar é chamada de neuroplasticidade.

Dessa maneira, à medida que estas novas conexões se criam, as mensagens (impulsos nervosos) são transmitidas cada vez mais com maior velocidade, tornando-se mais eficientes.

Assim sendo, o fato do aprendizado reconfigurar seus neurônios mostra como o seu cérebro muda frequentemente. Por esta razão, praticar ou ensaiar repetidamente ativa seus neurônios e o faz aprender.

Desta forma, com o passar do tempo, você se torna melhor em qualquer coisa nova que o seu cérebro aprende em seu dia-a-dia.

Então, a questão é: como você pode ajudar seus neurônios a criar e fortalecer suas conexões para aprender mais? Aqui, apresentamos duas estratégias que podem ajudar o seu cérebro a aprender melhor.

 

As principais estratégias de aprendizagem do cérebro

 

  1. Coloque seus neurônios para funcionar

Um ditado popular nos ensina que a prática leva à perfeição. Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer para ativar seus neurônios é praticar bastante, tentando recuperar informações de sua memória, por exemplo, explicando a um amigo sobre um conceito novo que aprendeu recentemente ou respondendo a perguntas de um questionário.

Ativá-los frequentemente ajudará a fortalecê-los e torná-los mais fortes e eficientes quando você mais precisar.

Para simplificar esta ideia, imagine como é mais difícil andar por uma floresta sem trilha se comparado a ter a mínima noção do caminho já percorrido antes, encontrando rastros e pegadas para servirem como guia para você. Seguramente, com este pequeno conhecimento, a passagem por este trecho será mais praticável e fácil.

  1. Pratique com frequência, mas por um períodos curtos

Estudar exaustivamente cansa a mente. Muitas vezes, com o objetivo de se sair bem em uma prova, as pessoas cometem loucuras. Algumas acreditam estar ganhando tempo quando acordam no meio da madrugada para estudar, enquanto outras viram a noite estudando e tomando energéticos para suportar a rotina. Nada disso é útil.

O seu cérebro tende a aprender melhor quando, em vez de estudar por 2 horas consecutivas, você escolhe estudar 4 períodos de 30 minutos durante alguns dias, em um lugar confortável como a sua casa, pois isso permite que seu cérebro faça pausas e durma, ajudando você a se lembrar melhor a longo prazo.

Falando nisso, o cuidado com a alimentação também deve ser levado em consideração durante os estudos.

Veja a lista de alimentos que melhoram o raciocínio:

 

Quais são os alimentos que estimulam a memória?

  • SALMÃO:

Rico em ômega 3, estimula o cérebro a guardar mais informações.

  • LEITE:

O leite é um dos alimentos que mais contribuem positivamente com a nossa memória, pois libera o triptofano, um aminoácido que aumenta a capacidade cognitiva do indivíduo.

  • OVO:

Rico em vitamina B12, ajuda para um bom funcionamento do cérebro e da nossa memória.

  • TOMATE:

Se você anda se esquecendo rápido das coisas, que tal incluir um pouco de tomate no seu prato? O tomate possui substâncias antioxidantes que reduzem o esquecimento e contribuem com a melhora na capacidade cognitiva.

  • BRÓCOLIS:

Nada de torcer o nariz para os verdinhos como o brócolis, espinafre, couve e rúcula, pois eles são ricos em ácido fólico, atuam na melhoria do DNA das células cerebrais e ajudam a reduzir significativamente o esquecimento.

  • SUCO DE UVA:

Prefira o suco 100% integral, pois o suco de uva comprovadamente contribui para a melhora na capacidade cognitiva por conta da grande presença de proteínas que estimulam novas conexões entre os neurônios.

 

Agora é com você: cuide da alimentação e pratique as estratégias descritas nesse post para ter sucesso nos estudos.

Caso você queira ir além e terminar os estudos, aproveite esta oportunidade exclusiva:

O EJA Brasil EAD é o programa de ensino popular número 1 do país, especialmente feito para quem precisa fazer supletivo urgentemente.

 

Entre em contato conosco e comece a estudar hoje mesmo.

 

Acesse: http://ejabrasilead.com/

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD