Descubra quem pode prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Prova pode ser feita por qualquer pessoa, mas notas para ingressar na universidade só podem ser utilizadas por quem concluiu o Ensino Médio

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a prova mais importante para qualquer pessoa que tenha a intenção de ingressar em um curso de graduação em instituições públicas do Ensino Superior. Além disso, através dele também é possível utilizar os pontos obtidos no Exame para conseguir uma bolsa pelo ProUni, entrar em uma universidade pública pelo Sisu, obter financiamento estudantil pelo FIES ou até ingressar diretamente em universidade particular sem a necessidade de passar por outro processo seletivo.

 

Qualquer pessoa que esteja no ensino médio ou já tenha concluído esse grau de formação pode prestar o Enem.

 

 

Não me formei no Ensino Médio e não estou matriculado, o que devo fazer?

 

O Enem só aceita inscrições de alunos que estejam devidamente matriculados no Ensino Médio ou que já tenham terminado os estudos. Portanto, se quiser dar este passo, matricule-se o quanto antes.

 

No entanto, se você ainda não estiver na terceira série do Ensino Médio poderá se inscrever como “treineiro” e não poderá utilizar o Enem para entrar em uma faculdade ou se candidatar a algum programa de auxílio governamental, como o ProUni, o SISU e o FIES.

 

 

 

O que fazer com o resultado do Enem

Com o resultado obtido no exame é possível pleitear uma vaga na graduação de diversas formas. Confira abaixo:

 

Graduação com bolsa de estudos no ProUni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa de inclusão educacional criado no ano de 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de ajudar estudantes brasileiros que não têm condições de pagar o valor das faculdades particulares a ingressar no ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo que vão de 50% (parciais) a 100% (integrais) das mensalidades.

Os alunos que integram o programa estudam em faculdades da rede particular de ensino que aderem ao programa e, ao conseguir uma bolsa parcial, o estudante terá que custear a outra metade das mensalidades do curso, já quem conseguir uma bolsa integral não precisará arcar com nenhum valor referente às mensalidades. A bolsa Prouni é válida durante todo o curso, mas, para isso, o estudante deve cumprir com todos os critérios estabelecidos pelo Prouni ao longo do período de estudos.

 

 

Graduação com financiamento do Fies

O Fies é o financiamento do ensino superior em instituições privadas, criado pelo governo federal. Ele oferece juros menores para o custeio das mensalidades de estudantes ao longo do curso e o pagamento desse auxílio é feito apenas ao final da graduação. Com as mudanças que ocorreram e a transformação no Novo Fies, a taxa efetiva de juros para estudantes que se enquadrem na Modalidade I (ou modalidade Fies) será zero; e, para estudantes que se enquadrem na Modalidade II e III (ou modalidade P-Fies), irá variar de acordo com o banco.

 

Também nesse formato, um bom desempenho no Enem colocará o candidato ainda mais próximo de obter o financiamento. Além disso, critérios socioeconômicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) são exigidos no processo de contratação do Fies.

 

 

Graduação em Universidade Pública pelo Sisu

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem como meta a democratização e o acesso de estudantes às instituições de ensino superior públicas. As vagas disponibilizadas nas universidades e institutos são direcionadas a candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não zeraram a redação e se inscreveram no sistema de seleção, totalmente informatizado.

 

 

Aproveite a oportunidade de voltar a estudar e conclua o Ensino Médio totalmente online.

 

Experimente por 7 dias grátis a nossa plataforma de estudos.

 

Acesse: http://ejabrasilead.com/

 

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Aproveite a visita para entrar em contato com a nossa equipe e tirar outras dúvidas.

 

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD