Documentos de conclusão do ensino médio

Como e quando utilizar os documentos de conclusão do ensino médio

Como e quando utilizar os documentos de conclusão do ensino médio

O que é são os documentos de conclusão

Declaração de conclusão do Ensino Médio

Histórico Escolar

Certificado de conclusão do Ensino Médio

 

Como e quando utilizar os documentos de conclusão do ensino médio

 

Seja para concorrer a uma vaga de emprego ou para ingressar no ensino superior, se você não tiver os documentos de conclusão do ensino básico, automaticamente não poderá seguir adiante. É bem possível que você já tenha visto ofertas de emprego que tenha pedido um grau mínimo de escolaridade. Ainda nessa fase inicial de um processo seletivo, muitos candidatos acabam sendo excluídos justamente por não terem o comprovante de escolaridade ou não saberem como emiti-lo. Este é apenas um dos bons motivos para terminar o Ensino Médio.

Portanto, nesse post vamos explicar as funções de cada documento e a sua importância para evitar que você seja surpreendido com a ausência de qualquer um deles e atrase a realização dos seus objetivos. Continue a leitura.

 

O que é o comprovante de escolaridade

 

Antes de mais nada, o comprovante de escolaridade é o documento oficial para comprovar o nível de instrução do indivíduo. Então, é emitido pela própria instituição de ensino após a conclusão de um curso.

Os níveis de escolaridade variam de ensino fundamental completo ou incompleto, ensino médio completo ou incompleto e ensino superior completo ou incompleto.

Ao fim de cada período, o aluno estará habilitado a receber um comprovante de escolaridade, informando em qual nível ele se encontra.

No caso do Ensino Médio, o comprovante de escolaridade costuma ser exigido para ingresso no Ensino Superior e, ainda, para admissão em uma vaga de emprego.

Mas você sabe quais os documentos que servem para esse fim?

 

Declaração de conclusão do Ensino Médio

 

A declaração de conclusão do Ensino Médio é um documento fornecido pela instituição de ensino responsável especialmente em caso de emergência. Nele constam informações básicas como, nome do aluno, nacionalidade/naturalidade, data de nascimento, CPF, data da conclusão dos estudos e ano da graduação, a data e o local em que o documento foi emitido e a assinatura e carimbo do diretor da instituição.

Importante ressaltar que, em muitos casos, esse não é um documento considerado oficial e pode não ser aceito em concursos ou até mesmo por gestores de empresas na hora do processo seletivo. Dessa forma, esse tipo de declaração também não é aceita para dar entrada no processo de seguro-desemprego.

 

Histórico Escolar

 

O Histórico Escolar é o documento oficial que comprova a situação acadêmica do aluno referente ao seu rendimento escolar, no qual estão descritas as disciplinas do curso até a série em que o/a aluno/a está matriculado/a ou esteve, e qual a nota e a situação referente a cada disciplina.

Você já se perguntou a razão pela qual as empresas pedem o histórico escolar? Diferentemente do que se pensa, este histórico escolar serve como subsídio para avaliar o desempenho geral dos candidatos. Ou seja, aquelas notas do segundo grau, perdidas no passado distante, têm mais importância do que se imagina. Portanto, a regularidade no desempenho e as boas notas registradas no histórico são fatores que diferenciam os candidatos.

 

Certificado de conclusão do Ensino Médio

 

O certificado de conclusão do ensino médio é um documento que comprova a finalização da educação básica brasileira. Depois que cursar os três anos do ensino médio, o estudante recebe o seu histórico e uma declaração que cumpriu as suas obrigações e está apto para dar início a uma nova etapa: o ensino superior. O estudante tem acesso a esse documento na instituição de ensino ou na Secretaria de Educação da sua cidade.

 

Quem não concluiu o ensino médio, pode conseguir a sua certificação de forma simples e rápida: agora em até 1 ano e meio você pode terminar o Ensino Médio pela internet.
Conheça o método totalmente online de estudo para terminar os estudos da EJA Brasil EAD.
O EJA Brasil EAD é o programa de ensino popular número 1 do país, especialmente feito para quem precisa fazer supletivo 100% online urgentemente.
Entre em contato conosco e comece a estudar hoje mesmo.

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD