estrategias-para-montar-curriculo

6 Estratégias para montar um currículo incrível

Importância de fazer um bom currículo

Estrutura do currículo

Estude a vaga

Facilite o contato do recrutador

Descreva bem o seu objetivo profissional

Conte a sua história

Utilize sites para formatar o currículo

O que não colocar no currículo

 

Antes de mais nada, um currículo serve para mostrar o perfil do candidato para uma empresa. Trata-se de um documento em que você insere todas as informações sobre a qualificação profissional desde a formação acadêmica até às experiências profissionais.

Neste guia, vamos mostrar como fazer um currículo atraente aos olhos dos recrutadores e ajudar você a chamar a atenção do mercado de trabalho.

 

Importância de fazer um bom currículo

Seja qual for a sua profissão e a sua qualificação, o currículo é indispensável para você ser convidado a participar do processo seletivo para uma vaga. Os recrutadores realizam uma pré-análise com base no currículo. Nela, buscam identificar se as informações descritas no currículo são compatíveis com a vaga que se encontra aberta na empresa.

A seguir, confira algumas estratégias essenciais para mostrar sua capacitação e conquistar a vaga de emprego:

 

Estrutura do currículo

Na hora de montar o seu currículo, você pode escolher entre, ao menos, 3 estruturas básicas:

  • Modelo Cronológico

Neste formato, você prioriza suas informações em ordem decrescente de acontecimento, da mais recente para a mais antiga.

  • Currículo Funcional

Nesta alternativa, o ideal é focar em suas habilidades e competências.

  • Currículo Misto

O objetivo é demonstrar tanto o que é relevante quanto a estrutura clássica da cronologia para perfis profissionais.

 

  1. Estude a vaga

O conteúdo currículo é o coração do documento. Portanto, ocupe-se em estudar a vaga e seus principais requisitos. Em seguida, acesse o site da empresa ou as redes sociais para conhecer um pouco mais sobre o negócio. Dessa forma, você pode facilmente incluir características que possam estar mais próximas dos interesses da empresa.

 

  1. Facilite o contato do recrutador

No cabeçalho do currículo, tenha máxima atenção. Procure incluir informações básicas que garantam facilidade para o recrutador entrar em contato com você como, por exemplo, o nome completo, a nacionalidade, o estado civil, a idade e os meios de contato – telefônico e e-mail.

 

  1. Descreva bem o seu objetivo profissional

Indique o cargo que você quer trabalhar e a área em que quer trabalhar. O ideal é que essa informação seja igual ao cargo pretendido. Assim, em uma primeira triagem, as suas chances de ser convidado para o processo seletivo serão maiores.

Acima de tudo, seja direto e conciso: nível e área de atuação.

 

  1. Conte a sua história

Para informar com clareza ao recrutador sobre sua experiência profissional, busque fazer um pequeno resumo sobre a sua trajetória em uma a uma de suas experiências. Inicie pelas mais recentes até as mais antigas. Em cada item você deve descrever as atividades que exerceu e, sempre que possível, resultados que atingiu.

 

  1. Utilize sites para formatar o currículo

Se você quer uma mãozinha na hora de formatar o currículo, atualmente, existem inúmeros sites que podem ajudar você. Aqui vai uma lista:

 

  1. O que não colocar no currículo

Quase tão importante quanto o que colocar no currículo, você precisa saber o que deixar de fora.

Por se tratar de um documento, as informações precisam ser totalmente reais, ou seja, se você não tem pleno conhecimento sobre um determinado idioma, evite mentir. Outro item que você pode evitar é o conhecimento básico em informática, pois, como sabemos, hoje em dia, todo mundo precisa ter um conhecimento mínimo em Word e Excel, por exemplo.

Além disso, não é necessário incluir habilidades interpessoais, prefira demonstrar sua capacidade para se relacionar na hora do processo seletivo. Sobretudo, deixe de lado as habilidades que não têm a ver com a posição desejada.

 

Faça uso dessas dicas e garanta o seu lugar no mercado de trabalho. Não se esqueça que terminar os estudos é parte fundamental para alcançar uma boa posição.

 

Com o EJA EaD Brasil você alcança sua certificação do Ensino Médio de forma simples e rápida: agora em até 1 ano e meio você pode terminar o Ensino Médio pela internet.

Conheça o método totalmente online de estudo para terminar os estudos do EJA Brasil EaD.

O EJA Brasil EaD é o programa de ensino popular número 1 do país, especialmente feito para quem precisa fazer supletivo 100% online urgentemente.

Entre em contato conosco e comece a estudar hoje mesmo.

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD