EVASÃO ESCOLAR: POR QUE UM ALUNO ABANDONA A ESCOLA?

A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar a escola. É mais comum que a maioria não complemente os estudos porque precisam trabalhar, mas a verdade é que, além disso, há outras razões por trás desta ação.

 

Nesse post, nós explicamos as principais razões para a evasão escolar.

 

 

Com base nos dados da Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativa Públicos, o GESTA, listamos os 5 principais motivos para a evasão escolar. Confira:

 

  1. LIMITAÇÃO DE ACESSO

A falta de acesso ainda é um problema em todos os estados brasileiros. Quando falamos de áreas rurais e periferias urbanas, faltam escolas e vagas próximas à residência do jovem e o transporte público pode ser demorado ou inexistente.

 

  1. NECESSIDADE ESPECIAL

Mais de 5% dos jovens abandonam a escola por conta de limitações físicas, seja por deficiência, por doenças graves (crônicas ou contagiosas) ou por serem portadores de necessidades especiais.

 

  1. GRAVIDEZ E MATERNIDADE

A maternidade precoce pode causar constrangimentos sociais e limita o tempo disponível para os estudos. A gravidez na adolescência, a despeito de certo declínio recente, continua elevada e retira da escola uma parcela significativa das jovens brasileiras. Uma pesquisa de 2016 feita pelo MEC, OEI e Flacso revelou que 18% das meninas que pararam de estudar teve a gravidez como principal motivo.

 

  1. ATIVIDADES ILEGAIS

O uso de drogas e envolvimento em outras atividades ilegais rivaliza com a frequência às aulas.

 

  1. MERCADO DE TRABALHO

Reconhecidamente, um dos fatores de maior importância para afastar os jovens das atividades escolares é o seu envolvimento, de forma precoce e em intensidade inadequada, com o mundo do trabalho. Muitos jovens têm que trabalhar, já outros escolhem trabalhar. Os jovens com 17 anos ou mais são os que mais saem da escola por esse motivo.

 

Além disso, outra limitação para a conclusão dos estudos é a falta de flexibilidade. Jovens que não acham que a escola é dinâmica ou inovadora se engajam menos nas atividades escolares. Quanto mais flexível for a escola, quanto mais amplo for o conteúdo, mais fácil é a adequação desta aos interesses e às motivações de seus alunos.

 

Flexibilidade e conteúdo são encontrados, hoje em dia, nas plataformas de estudo online. Volte a estudar e conclua o Ensino Médio através do programa de educação popular EJA Brasil.

 

 

Conclua o Ensino Médio estudando apenas 15 minutos todos os dias pela internet. A EJA Brasil é o programa de alfabetização popular no qual você tem acesso ao material didático de ensino totalmente online e estuda onde e quando quiser.

 

Faça o teste de 7 dias grátis.

Acesse: http://ejabrasilead.com/

 

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD