Manter uma rotina de estudos é uma das partes mais importantes para atingir seu potencial acadêmico no ensino médio.

 

Algumas pessoas de sorte podem ser capazes de estudar no último minuto e se sair bem em uma prova, mas são a exceção.

Para a maioria de nós, o estudo exige um esforço em se manter focado e, ainda, um impulso extra de motivação e esforço adicional quando o período de provas se aproxima.

Tudo o que realmente ouvimos no ensino médio (e na verdade, na sociedade) é – estude bastante e você se sairá bem na escola.

Felizmente, a internet agora existe e podemos nos conectar e compartilhar nossas dicas sobre como estudar para ajudar e aprender uns com os outros.

Com essa mensagem inicial animadora, vamos nos concentrar em 4 dicas de estudo simples, mas práticas e altamente eficazes para ajudar você ou seu filho adolescente a manter uma rotina de estudo.

Em primeiro lugar, vamos tentar definir os parâmetros de uma ‘rotina’.

Significa estudar oito horas todos os dias sem reprovação antes dos exames? Não.

Isso significa que você nunca pode fazer nada além de estudar quando chegar em casa da escola? Não.

Isso significa que você vai ser reprovado nos exames se perder uma tarde programada de estudos? Isso não.

Ter uma rotina de estudos significa estudar consistentemente por um período não insignificante de tempo.

Dentro desse período de tempo, você terá dias de estudo bons e dias de estudo ruins onde a sua paciência estará prestes a acabar. Alguns dias você pode nem sequer pegar o caderno! Talvez porque você deu a si mesmo um dia de folga programado e bem merecido, ou talvez por conta de algum acontecimento pessoal que impediu que você estudasse.

Todos os alunos nota 10 estudam todas as horas de vigília, todos os dias, antes dos exames? Realmente não. Eles têm um plano de estudos que seguem mais ou menos ao longo do ano e, certamente, na preparação para as provas. Mas eles não são robôs. Eles também fazem intervalos de estudo.

Agora, vamos realmente começar a lista de 3 dicas de estudo para ajudá-lo a manter uma rotina eficiente para tem bons resultados:

1. Estude no mesmo lugar.

É muito importante para a construção de um bom hábito (neste caso, ter uma rotina de estudos) que você faça as mesmas coisas repetidamente. Quando se trata de manter uma rotina de estudos, parte disso significa estudar no mesmo local. (Seu local de estudo é, na verdade, parte de sua Fórmula de Estudo.)

Você precisa estudar em um local que ofereça um ambiente propício para estudar.

Isso significa que o espaço é relativamente livre de distração (ou seja, não no meio da sala de estar da sua família) e espaçoso o suficiente para você manter seu computador, anotações e livros e todas as suas outras coisas relacionadas ao estudo em um só lugar.

Mantenha o seu local de estudo sempre organizado, porque você não quer ter que começar limpando a mesa para ter espaço para estudar. Isso destrói a motivação. Você quer apenas ser capaz de sentar-se em sua mesa e ficar preso nela sem complicações.

2. Estude regularmente, não o tempo todo.
Como já mencionado, uma rotina de estudo não precisa ser perfeita para funcionar.

O que uma rotina PRECISA para funcionar é consistência.

Estudar é um processo, e a maneira de se preparar para as provas é dividir bem o seu tempo.

Assim como os exercícios e qualquer outra atividade que exige um pouco de “vigor” para começar, estudar fica mais fácil quanto mais você o faz. O esforço mental necessário para se sentar e se concentrar reduz enormemente quanto mais você estuda regularmente.

Seu cérebro e seu corpo simplesmente se acostumam a fazer a lição de casa e estudar regularmente. Com o tempo, estudar se torna parte da rotina de sua vida cotidiana, e menos uma provação.

3. Faça um Plano de Estudo
Quando você estuda sem um plano e sem metas, é como dizer: “Vou perder 10 kg em 1 semana”.

Seu estudo precisa ter um propósito. Você tem MUITO mais probabilidade de ser produtivo e alcançar algo tangível quando se define como objetivos.

Portanto, lute contra a procrastinação e conclua os seus objetivos.

Faça o teste de 7 dias grátis.
Acesse: http://ejabrasilead.com/

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD