habito-de-leitura

Não gosta de ler? Veja algumas dicas para ter este hábito

Não gosta de ler? Veja algumas dicas para ter este hábito

Construa um novo hábito de leitura aos poucos

Leia sobre temas do seu interesse

Leia em um ambiente confortável

Tenha sempre um livro por perto

Anote os pontos interessantes da leitura

 

Não gosta de ler? Veja algumas dicas para ter este hábito

Você já deve ter ouvido falar que quem lê bem escreve melhor, certo? Isso porque quanto mais você lê, mais coisas vai saber, tendo, portanto, uma vontade contínua de aprender novidades através da leitura. Além disso, a prática da leitura traz benefícios para a saúde do ser humano: ajuda a fortalecer a memória, colabora com a formação do caráter e enriquece culturalmente.

Caso você não goste de ler, calma! Você não é o único nessa situação. Pelo menos 44% da população brasileira não é considerada leitura, segundo recente pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que estuda o perfil e hábitos do brasileiro com os livros. De acordo com a pesquisa, é considerada leitora aquela pessoa que tenha lido ao menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes.

Por isso nós preparamos algumas dicas que podem contribuir para você criar o hábito de leitura.

Construa um novo hábito de leitura aos poucos

Comece aos poucos, mas comece. Algumas pequenas mudanças na sua rotina diária proporcionarão bons resultados no futuro. Assim como ter uma rotina de estudos facilita o processo de aprendizagem, a prática da leitura vem, aos poucos, a partir de textos curtos como contos e poemas. Leia 15 minutos, 10 páginas ou 1 capítulo, sem se cansar. Além disso, você pode iniciar com a leitura de artigos na internet ou notícias nas revistas. Com o passar do tempo, à medida que o seu interesse aumentar, você poderá evoluir para livros de 200 páginas ou mais.

Portanto, para tornar a experiência o mais prazerosa possível,  reserve um tempo para a leitura e crie uma meta flexível.

Em outras palavras, tão importante quanto a quantidade de páginas lidas, é a frequência e a qualidade da leitura.

 

Leia sobre temas do seu interesse

Igualmente importante como a qualidade da leitura, escolher temas que goste ou se identifique ajudarão você a desejar se aprofundar em um determinado assunto. Basicamente, você deve refletir sobre o que gosta e que tipo de história desperta mais o seu interesse.

Sob o mesmo ponto de vista, se você leu um livro que chamou a sua atenção, procure similares. Por exemplo, depois que você leu um livro de investigação, procure novas histórias sobre o tema ou, ainda, outros livros do mesmo autor.

 

Leia em um ambiente confortável

Para desfrutar ao máximo sua leitura, você deve estar em um local agradável que permita relaxar. Algumas pessoas têm mais dificuldade em retomar a leitura após um momento de distração.

 

Tenha sempre um livro por perto

O hábito da leitura requer, naturalmente, que você tenha o costume de manter um livro ao seu alcance. Leve o livro na bolsa/mochila ou o deixe ao lado da cabeceira da cama. Dessa forma, você terá o costume de aproveitar pequenos momentos livres, por exemplo, no transporte público ou enquanto aguarda a consulta com o médico para ler.

 

Anote os pontos interessantes da leitura

Ao passo que você estiver lendo, passe a anotar os pontos que considerar importantes no texto. Marque as partes que mais gostou ou que fizeram você refletir sobre determinado assunto. Separe o marca-textos e um post-it para ajudar você na organização da leitura.

 

Acima de tudo, não se compare com amigos ou pessoas próximas que leem bastante. Se você está começando, confie na sua capacidade de evoluir de acordo com o seu ritmo e no seu tempo.

Agora é com você: pegue um bom livro, escolha um local agradável e boa leitura.

Caso você queira ir além e terminar os estudos, aproveite esta oportunidade exclusiva:

O EJA Brasil EAD é o programa de ensino popular número 1 do país, especialmente feito para quem precisa fazer supletivo urgentemente.

 

Entre em contato conosco e comece a estudar hoje mesmo.

Acesse: http://ejabrasilead.com/

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD