PANDEMIA: REDUÇÃO DO EMPREGO FOI MAIOR ENTRE TRABALHADORES COM MENOS ESCOLARIDADE

A pandemia da COVID-19 impactou o mercado de trabalho como um todo, mas afetou principalmente os trabalhadores informais e baixa escolaridade.

Dados divulgados pelo Ibre/FGV mostram que a redução do emprego foi significativamente maior no entre brasileiros que possuem poucos anos de estudo ou não chegaram a concluir o ensino médio e sinaliza que este grupo também deverá ser o mais prejudicado no pós-pandemia.

Foram cerca de 7,3 milhões de postos de trabalho perdidos em 2020. Destes, 76% eram ocupados por brasileiros com até 10 anos de estudo, mostra o levantamento. Outra queda apontada pela pesquisa mostra que o número de ocupados com até 3 anos de estudo caiu 20,6% na média do ano, na comparação com 2019. No grupo com escolaridade entre 4 e 7 anos, a redução foi de 15,8% e, no grupo entre 8 e 10 anos de estudo a queda foi de 15,9%.

Mesmo entre os profissionais formais, o fator baixa escolaridade gerou redução do emprego em 15,5% para o grupo com até 3 anos de estudo, de 14,3% para os formais com escolaridade entre 4 e 7 anos e de 5,5% entre pessoas com 11 a 14 anos de estudo. Já entre os ocupados no mercado formal com 15 anos ou mais de estudo houve crescimento de 6% no emprego em 2020.

Outro dado que revela a importância da formação básica e do Ensino Superior foi o aumento de 4,8% no emprego de pessoas com 15 anos ou mais de estudo.

Conclua o Ensino Médio estudando apenas 15 minutos todos os dias pela internet e garanta um futuro de sucesso após a Pandemia. A EJA Brasil é o programa de ensino popular no qual você tem acesso ao material didático de ensino totalmente online e estuda onde e quando quiser.

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD