porque-terminar-ensino-medio

Por que é tão importante terminar o ensino médio

Por que algumas pessoas param de estudar

Voltar a estudar vale a pena

O ensino médio não é suficiente

Satisfação pessoal

Termine o ensino médio pela internet

 

 

O ensino médio é a última etapa da educação obrigatória no Brasil. Porém, apesar de toda a sua importância, mais da metade dos brasileiros não concluíram a educação básica. Frequentemente, as pesquisas sobre a qualidade do ensino no Brasil têm mostrado dados preocupantes e que impactam diretamente nos índices de desemprego e de pobreza no país. No geral, quanto menor a escolaridade, maior a chance de ficar desempregado.

Não é incomum escutarmos que terminar o ensino médio é muito importante. Mas você sabe os reais motivos dessa afirmação? Nesse post vamos mostrar as razões que fortalecem esse discurso e que vão desde questões profissionais até psicológicas. Continue lendo.

 

 

Por que algumas pessoas param de estudar

 

Antes de mais nada, é fundamental compreender por qual motivo algumas pessoas abandonam a escola. Segundo o IBGE, ao todo, no Brasil, 20,2% dos jovens de 14 a 29 anos não completaram o ensino médio, seja porque abandonaram a escola antes do término dessa etapa, seja porque nunca chegaram a frequentá-la. Destes, ao menos 40% apontaram como a principal causa para abandonar a escola como sendo a necessidade de trabalhar para ajudar a sustentar a família.

 

Voltar a estudar vale a pena

 

Depois de um tempo longe da sala de aula, voltar a estudar pode representar um desafio para qualquer pessoa. Nesse momento, em geral, surgem dúvidas sobre a capacidade para conciliar os estudos com as demais atividades, por exemplo. Porém, existem ao menos 3 razões fundamentais para você terminar seus estudos.

 

O ensino médio não é suficiente

 

Em primeiro lugar, o mercado de trabalho costuma elevar a barreira de acesso a vagas de emprego com melhores salários para quem tem ensino médio incompleto. Além disso, nessa mesma faixa de escolaridade, está concentrado o maior índice de desemprego e um dos menores rendimentos médios, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua trimestral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Portanto, quem deseja atingir cargos de liderança, como os de coordenação, supervisão ou direção, é inevitável terminar o ensino médio para dar sequência aos estudos e alcançar um nível superior de ensino como a graduação no ensino superior.

 

Satisfação pessoal

 

O desafio de voltar a estudar depois de muitos anos distante da escola é um momento especial para quem toma essa decisão, principalmente porque, em geral, você está suficientemente maduro para lidar com a rotina de estudos. Nesse sentido, você saberá dar foco em seus objetivos e enxergar os estudos com a seriedade necessária.

Além disso, você se sentirá mais feliz, disposto e estimulado a dar continuidade aos estudos através, por exemplo, da formação de nível superior. Sem contar que com o ensino médio finalizado você terá condições de realizar concursos públicos que garantem estabilidade financeira.

 

Termine o ensino médio pela internet

 

Atualmente, a facilidade para terminar os estudos é infinitamente maior se comparada há pouco mais de 10 ou 15 anos quando era necessário frequentar uma sala de aula. Através da internet, usando um computador ou até mesmo um smartphone, você pode acessar as disciplinas para aprender e encarar a prova final para receber o diploma do ensino médio.

Assim que você organizar a sua rotina, poderá escolher o melhor horário para estudar com total conforto, seja em casa ou qualquer local da sua preferência.

 

Aproveite para terminar o segundo grau pela internet, usando o celular ou o computador. Com o EJA EaD Brasil você alcança sua certificação do Ensino Médio de forma simples e rápida: agora em até 1 ano e meio você pode terminar o Ensino Médio pela internet.

 

Conheça o método totalmente online de estudo para terminar os estudos da EJA Brasil EaD.

O EJA Brasil EaD é o programa de ensino popular número 1 do país, especialmente feito para quem precisa fazer supletivo 100% online urgentemente.

Entre em contato conosco e comece a estudar hoje mesmo.

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD