Será que vale a pena concluir o Ensino Médio?

Se você já se fez essa pergunta porque há muito tempo deixou de concluir o Ensino Médio, saiba que a resposta sempre será sim. Não importa se faz 5, 10 ou 20 anos, a Educação Básica sempre será necessária para quem quiser dar um passo adiante no mercado de trabalho. Além disso, a retomada dos estudos para conclusão do Ensino Médio, ainda que tardiamente, traz benefícios para a capacidade cognitiva e saúde cerebral das pessoas. Esta é a hipótese pesquisada por Elisa França, doutoranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Neurociências da UFMG.

Segundo a pesquisadora, o ponto de partida para o projeto surgiu a partir da evidência de que o baixo nível educacional é fator de risco para a demência (síndrome que conjuga a perda da autonomia à das capacidades cognitivas, como memória e linguagem). A médica neurologista lembra que, em outro estudo, avaliou dois grupos distintos: em um, pessoas idosas não alfabetizadas, no outro, de mesma faixa etária, aqueles que tinham quatro anos de escolaridade. Os exames de imagem demonstraram que o segundo agrupamento possuía conexões cerebrais mais íntegras. Dados iniciais da pesquisa apontam que pessoas que estudam mais envelhecem melhor e mostram que a Educação pode ter um papel fundamental para retardar o aparecimento dos sinais da doença de Alzheimer. Coordenador Nacional do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento, Leonardo Cruz de Souza pontua que já foi possível constatar que pessoas com mais alta escolaridade tendem a ter a doença mais tarde.

A explicação para o fenômeno é a chamada reserva cognitiva: pessoas que praticaram atividades que estimulavam seus cérebros ao longo da vida desenvolvem uma camada de proteção a danos que o músculo venha a sofrer.

O Brasil é o oitavo país com maior número de pessoas não alfabetizadas e vê a incidência da demência atingir a uma população com média etária inferior a de países com melhor nível educacional, segundo pesquisadores da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais.

Apesar da pesquisa estar em andamento, não resta dúvidas que a Educação parece ser uma forma eficiente de prevenir casos de demência, melhorando a qualidade de vida dos idosos e das suas famílias e com um custo menor, se comparado aos tratamentos da doença.

Conclua o Ensino Médio estudando apenas 15 minutos todos os dias pela internet. A EJA Brasil é o programa de alfabetização popular no qual você tem acesso ao material didático de ensino totalmente online e estuda onde e quando quiser.

Faça o teste de 7 dias grátis.
Acesse: http://ejabrasilead.com/

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD