Quando o assunto é a educação, diversas são as camadas que compõem esse debate. Mas, após a pandemia do COVID19, muitas situações passaram a ser, de fato, mais complexas e que necessitam de maiores explicações. Por exemplo: para aqueles que cursaram o famoso EJA, mas versão EAD, como fica a validação acerca do certificado? Para que ele é válido?
Será que é possível prestar concurso público com esse mecanismo? Essa forma tão recorrente de finalizar os estudos, o conhecido supletivo, pôde se adaptar ao online e vale o mesmo de um curso presencial de formação de jovens e adultos? Para entender melhor sobre essas questões e garantir que você esteja por dentro da lei e do que é válido, prossiga a leitura logo abaixo.
O que é o EJA?
O EJA é a sigla para designar o programa de Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada.
Você já deve ter escutado falar sobre o conhecido supletivo, não é mesmo?
Pois bem, ambos são nomes diferentes para um mesmo objetivo: auxiliar uma parcela da população que, por algum motivo, não pôde completar aquele percurso escolar na idade delimitada pelas escolas padrões.
Com o avanço da pandemia do COVID19, diversos locais de ensino e educação tiveram que suspender as aulas presenciais por conta da contaminação da doença e terem suas atividades passadas para o formato remoto, e o EJA não ficou de fora dessa alteração.
A partir dessa instabilidade global, é claro que passar em um concurso público é uma grande chance de ter um local de confiança e segurança para garantir o seu futuro, mas como fazer isso sem ter terminado o ensino e sem saber se o seu EJA EAD é válido?
EJA EAD: a certificação vale para participar de concursos?
Muitos se questionam se o certificado de um ensino à distância, como é o caso do supletivo, tem a mesma validade de um ensino tradicional e presencial na hora de tentar uma vaga em um concurso público. Portanto, saiba que sim! Quem faz o EJA em formato EAD pode, sim, prestar o tão sonhado concurso.
O certificado será válido desde que a escola em que você estudou seja credenciada pela Secretaria de Educação. Ou seja, a escola que for credenciada, mesmo que tenha ofertado o EJA à distância, vai entregar o seu certificado e ele não terá diferença nenhuma com relação aos seus outros documentos que também são válidos.
Dessa forma, sabendo que o EJA EAD é válido, nada melhor do que investir nele para terminar a sua formação e, ainda, conciliá-la com a sua vida pessoal, seja um trabalho que requer mais tempo, família para administrar ou outros projetos pessoais que você deseja investir. A modalidade EAD proporciona que você, aluno, tenha flexibilidade na rotina sem abrir mão do que realmente importa: a educação!
Com isso, você conseguirá dar o primeiro passo para a realização do seu sonho e terá uma vasta gama de oportunidades em concursos que, em sua maioria, exigem apenas o ensino médio completo.
Dentre os concursos que você pode prestar, alguns chegando ao salário inicial de 7 mil reais por mês, separamos alguns, por exemplo:
- Polícia Militar;
- Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil.
Nestas vagas, há benefícios assegurados enquanto trabalhador CLT e você não trabalha sábado, domingo e feriado. Por isso, vale muito a pena terminar os estudos com o EJA EAD e mudar de vida hoje mesmo com as oportunidades que o governo tem disponível para você. Acesse o EJA Brasil EAD e se informe mais a respeito.