Como fazer para estudar online e aproveitar melhor as aulas?

Apesar de já ser um método conhecido, estudar online pode ser novidade para muitas pessoas. Mas, para se adaptar, não basta apenas ter um computador e uma conexão de internet.

Como não é necessário ir até a escola, estudar online exige uma certa preparação e organização, para que o aluno consiga aproveitar as aulas. Então, se você está pensando nessa modalidade de estudo, não deixe de conferir todas as nossas dicas, com aspectos importantes que você precisa cuidar para tirar o melhor proveito das suas aulas. Confira!

Por que estudar online

Não faltam motivos para optar por estudar online. A facilidade de estudar de onde você estiver, não precisar se deslocar até a escola, e principalmente a possibilidade de assistir às aulas dentro do seu tempo disponível são vantagens incríveis.

Porém, não é só isso que garante o sucesso dessa modalidade. Separamos aqui dicas incríveis para aproveitar seus estudos ao máximo e consolidar de vez os conhecimentos transmitidos.

Prepare o ambiente para estudar online

É importante verificar sua conexão à internet, para que não haja pausas durante a transmissão das aulas. Além disso, o ambiente deve ser bem iluminado, arejado e, preferencialmente, longe dos barulhos e de coisas que possam te distrair.

Cuide também da sua coluna e articulações. A sua mesa deve estar em uma altura adequada e sua cadeira precisa ser confortável.

Cuide da sua hidratação

O ideal é sempre beber um pouco de água antes de iniciar a aula. Para os dias mais quentes, deixe uma garrafa de água ao seu lado, assim evitará ter de parar a aula e se levantar para saciar a sede

Se você se programar para fazer um intervalo, deixe também um lanche ou uma fruta preparada, assim você não irá perder muito tempo.

Entenda a dinâmica da aula ao estudar online

Muitas vezes as aulas ficam gravadas. Porém, em alguns casos, você pode estudar online ao vivo, com outros alunos. Nestes casos, especialmente enquanto o professor estiver dando as explicações, mantenha o microfone desligado para evitar que o ruído atrapalhe os outros alunos que estão participando da aula

Em alguns momentos, pode ser preciso abrir a câmera, então lembre-se de ficar atento ao seu ambiente de fundo.

Quer falar com o professor? Geralmente, ao estudar online, você terá a opção de levantar sua mão. Procure não interromper quando o professor ou um outro aluno estiver falando. Sempre espere a sua vez. Se não for possível falar, anote sua dúvida e procure depois os canais de esclarecimento, ou reveja a aula se for preciso.

Apesar de não estar fisicamente em uma sala de aula, você está em horário de aula em um ambiente online. Por isso, evite ao máximo chats e outras interações durante a aula. Isso se aplica inclusive às aulas gravadas, porque prestar atenção durante a explicação do professor garante melhor aprendizado e, consequentemente, notas melhores e pouca dificuldade em realizar as avaliações.

Assim como em uma escola, ao estudar online, tenha sempre um caderno para as suas anotações. Planeje-se para uma pausa e, nesse intervalo faça uma refeição, converse com um amigo ou faça um alongamento.

Tudo isso irá melhorar sua concentração e ajudará a fixar o aprendizado do que foi passado durante a aula.

Planeje seu tempo de estudo com um tempo livre após a aula

Quando terminar a aula, ao estudar online, é de suma importância rever o conteúdo e fazer os exercícios que foram passados pelo professor. Como você tem a liberdade de apenas fechar o computador e continuar os estudos em outro momento, ter a disciplina de rever a matéria irá ajudar demais a fixar todo o aprendizado.

Além disso, será possível identificar possíveis dúvidas que não surgiram durante a aula, e você poderá sanar estas dúvidas com o professor em um outro momento.

Conclusão

Estudar online é uma ótima opção, mas para ter um excelente aprendizado no ensino remoto, é importante cuidar do ambiente, da saúde, ser organizado e criar rotinas de estudo.

Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre estudar online, clique aqui e visite nosso blog!

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD