Confira mitos e verdades sobre o ensino à distância

Apesar de nos aproximarmos cada vez mais do final do ano, 2022 trouxe de volta algumas atividades que eram comumente feitas antes da pandemia: a volta ao ensino presencial. 

Mesmo quem não se adaptou à rotina do ensino à distância, não pode deixar de lado as facilidades que estudar no conforto de sua casa possibilitou. 

Sabendo disso, vamos entender agora quais são verdades sobre ensino à distância

além da importância do ensino à distância para motivar ainda mais quem deseja manter esta rotina! 

Por que o ensino à distância é tão eficaz quanto o ensino presencial?

O ensino à distância é tão eficaz quanto o presencial. Entre os diferenciais está a possibilidade de estabelecer a sua rotina de estudo, assim conseguirá se manter ainda mais focado e produtivo em suas aulas. 

Entre as principais verdades sobre ensino à distância estão que o conteúdo online e presencial também será o mesmo, mas vai depender de um certo jogo de cintura dos estudantes para continuar aprendendo na mesma velocidade que antes. 

Além disso, o conteúdo de cada semestre de acordo é o mesmo, então os diplomas de cursos presenciais e EAD não são diferentes e têm a mesma eficácia. 

Em universidades, por exemplo, pode confundir os estudantes, o fato de que muita das vezes a mensalidade de cursos EAD ser bem mais barata do que em aulas presenciais, mas isso se dá ao fato de que você não precisa estar lá na universidade todos os dias para ter aula. 

Sendo assim, é naturalmente adicionado nas mensalidades os custos como iluminação, internet e outros. 

Quais são as principais características da educação a distância?

As principais características e verdades sobre ensino à distância da educação a distância são a flexibilidade, a independência e a interatividade. Ela é flexível porque o aluno pode escolher o horário e o ritmo de estudos, e é independente porque ele mesmo gerencia seus estudos. 

Já a interatividade está na possibilidade de comunicação com os professores e colegas de turma por meio de chats, fóruns e outros recursos. 

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) o Brasil tem mais de 2 milhões (53,4%) alunos optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais.

Censo comprova o crescimento da adesão pelo EAD em todos os níveis de ensino. Esse número do censo representa o crescimento da adesão do EAD no país. 

Quais as principais dúvidas sobre o ensino à distância?

Existem uma série de dúvidas sobre o formato de estudo EAD. 

Uma seleção de informações sobre verdades sobre ensino à distância estão abaixo para desmistificar alguns tópicos que os estudantes possam ter e que possam afetar a sua escolha para o método de ensino. Veja!

É mais difícil falar com os professores

Mentira! Se as aulas forem gravadas, por meio da plataforma específica da escola ou universidade, o aluno entra em contato com o professor para tirar suas dúvidas e consegue ser respondido no mesmo dia. 

Mas se as aulas forem ao vivo, os alunos também conseguem mandar as mensagens pelo chat na hora da aula e ter suas dúvidas respondidas pelo professor, além de, é claro, ter a opção de ligar seu microfone e conversar com o professor em tempo real. 

Os diplomas de cursos EAD valem menos que o de cursos presenciais

Mentira! Uma das principais verdades sobre o ensino à distância é sobre a validade do diploma.  Os diplomas de cursos EAD valem da mesma forma que cursos presenciais.

Eu preciso de um computador para acessar as aulas EAD?

Mentira! Você consegue acessar as aulas de qualquer aparelho que seja possível assistir vídeos e se conectar à internet. A possibilidade de ter as aulas via computador, tablet ou celular não vai atrapalhar em nada o seu rendimento acadêmico. 

Quais os pontos positivos do ensino à distância?

Entre os principais pontos positivos e verdades sobre ensino à distância é a possibilidade de frequentar um ensino à distância contribuindo para a gestão do seu tempo. 

Para os estudantes que também trabalham, o ensino tipo EAD pode ser o mais ideal. Isso por dessa forma ser possível organizar mais o seu tempo durante o dia, você pode chegar em casa após o serviço sem precisar se preocupar em pegar transporte público para ir assistir às aulas. 

Além disso, esse formato permite estudar em locais distantes de sua casa, o que no presencial nem sempre é possível devido ao tempo de deslocamento. 

A economia não deve ser um fator decisivo para a sua escolha, mas é um dos pontos fortes para quem escolhe o ensino à distância. Como no EAD não tem custos com transportes e refeições, é possível investir mais em materiais acadêmicos para estudo. 

Enfim, são muitas as verdades sobre ensino à distância da educação e uma das principais é a facilidade para desenvolver o conhecimento de qualquer lugar do mundo. 

Viu só como é fácil terminar os estudos online e alcançar novos objetivos? Não importa se você não conseguiu estudar por motivos pessoais ou profissionais, a oportunidade que a EJA oferece pode mudar seu futuro, não perca tempo!

Para saber mais, clica aqui e tire suas dúvidas.

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD