Educação de Jovens e Adultos: quem pode fazer parte?

O Programa de Educação de Jovens e Adultos foi implementado no Brasil por diversos estados e municípios, orientado pelo Ministério da Educação, que define suas diretrizes. Infelizmente, temos uma taxa muito alta no Brasil de pessoas que não foram alfabetizadas e também de jovens e adultos que não conseguiram cursar o ensino fundamental completo ou o ensino médio.

Programas do governo, como o EJA, surgiram para melhorar essa situação e dar oportunidade para muitas pessoas concluírem os estudos.

Então, se você quer saber mais sobre a Educação de Jovens e Adultos, leia nosso artigo até o final e aproveite todas as informações.

Como surgiu o Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA

O programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que engloba, principalmente, o ensino médio e recebe jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo. Isso, geralmente, acontece por necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância.

Como sabemos que a modalidade de Educação de Jovens e Adultos se caracteriza por atender pessoas jovens, adultas e idosas que não tiveram acesso ou não concluíram o processo de escolarização da Educação Básica, é importante salientar que o BNCC é o documento base para a organização do currículo de ensino.

Desta forma, é possível evitar que os estudantes dessa modalidade não recebam a educação adequada e não tenham condições de se profissionalizar ou, ainda, dar continuidade aos estudos, no Ensino Superior.

No Brasil, o programa se consolidou através da influência das ideias do educador Paulo Freire e em forte relação com o movimento de educação popular. Quem é considerado o pioneiro nessa modalidade de Educação de Jovens e Adultos é o professor paranaense Anísio Alves da Silva.

Isso se deve, pois no início de década de 1960, no antigo mini ginásio (atual Liceu Mário de Andrade, em Londrina), o professor implantou um curso rápido e preparatório para o Exame de Madureza.

Essa ideia cresceu e foi usada para o ensino geral de pessoas que tinham desistido do ensino regular. Em 2008, a EJA passou a fazer parte das Leis das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e ficou reconhecida como de Direito Público.

O parecer CNE CEB 11/2000 esclarece que a Educação de Jovens e Adultos não se trata de uma maneira de suprir a educação perdida e sim uma nova educação.

Quantas pessoas já cursaram o EJA no Brasil?

Infelizmente, no Brasil, temos um grande número de pessoas que não conseguiram completar a escolaridade básica. Os números são grandes: 52,1 milhões de brasileiros não concluíram o Ensino Fundamental e outros 19,2 milhões possuem o Ensino Médio incompleto. Os dados são do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2021 – EJA.

Por esse motivo, é imprescindível que o Brasil consiga expandir a oferta de programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estes números eram maiores nas regiões Nordeste e Sudeste. 1,2 milhão e 938,9 mil, respectivamente. Em 2020, havia três milhões de matrículas de EJA no Brasil.

É importante salientar que cursar o EJA e terminar os estudos abre muitas possibilidades para a entrada de jovens e adultos no mercado de trabalho. Certamente estas pessoas que procuraram tirar os seus certificados de conclusão estavam em busca de uma vida melhor.

Como o número de brasileiros sem o curso fundamental e médio é enorme, ter esse diferencial já é um grande passo para conseguir melhores empregos, salários ou uma promoção na empresa onde a pessoa já trabalha.

Então, podemos dizer que o EJA já transformou a vida de milhões de brasileiros.

Quem pode fazer parte do Programa de Educação de Jovens e Adultos?

Qualquer pessoa que deseja terminar os estudos, mas já passou da idade própria, pode fazer o Programa de Educação de Jovens e Adultos.

Segundo a LDB

O EJA na LDB 9.394/96 no artigo 37:

“A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”.

Com essa definição, fica claro que não existe uma idade ou um momento certo para fazer o programa. Basta a pessoa ter a vontade de concluir os estudos.

O prazo máximo de conclusão é de 6 meses para cada ano perdido do ensino médio. Além da modalidade presencial, o EJA também é disponibilizado em cursos à distância, com certificado de conclusão, possibilitando ao aluno estudar onde estiver e no horário mais adequado a sua rotina.

Como se matricular no EJA?

Para se matricular no EJA, você deve procurar uma instituição de ensino que ofereça a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e apresentar os documentos solicitados para realizar a sua matrícula.

O processo não é difícil, e hoje você não precisa mais frequentar as aulas presencialmente, porque existe uma modalidade de ensino à distância que pode facilitar muito a vida das pessoas.

Com os estudos sendo feitos pela internet, do conforto da sua casa ou de onde você puder, no tempo disponível na sua rotina, ficou muito mais fácil concluir essa etapa importante da sua vida.

Aqui no EJA Brasil EAD, você pode fazer a sua matrícula e começar hoje mesmo essa jornada. Diferentemente do ensino tradicional, aqui você não precisa esperar o ano letivo para iniciar seus estudos.

As aulas são gravadas e você pode fazer dentro do seu tempo. Outra vantagem é que ao invés de gastar 3 anos para concluir o ensino médio, você precisará apenas de 6 meses.

Conclusão

O programa de Educação de Jovens e Adultos foi uma forma que o governo encontrou de levar a educação para as pessoas que, por algum motivo, não conseguiram concluir os estudos na idade escolar.

Com a possibilidade do ensino à distância, tirar o seu certificado de conclusão ficou ainda mais fácil e prático! Acesse o site, conheça a EJA Brasil EAD e faça hoje mesmo a sua matrícula.

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD