EJA x ENCCEJA: qual opção escolher?

Embora o EJA e o ENCCEJA sejam duas coisas distintas, é normal vermos pessoas fazendo confusão com esses termos, afinal, ambos dizem respeito à conclusão do ensino básico. Sabendo disso, hoje falaremos sobre essas duas certificações, pontuando seus benefícios e te ajudando a entender como eles funcionam na prática.

Qual a diferença entre o EJA e o ENCCEJA?

Primeiramente, entenda que as duas certificações são direcionadas às pessoas que já passaram da idade de concluir o ensino fundamental e médio e que, mesmo assim, querem obter o seu diploma. Assim, temos o seguinte cenário:

EJA

O EJA (Educação de Jovens de Adultos) são aulas presenciais, ou online, com conteúdos relacionados ao nível de ensino ao qual se busca a certificação de conclusão. Aqui, a duração de cada módulo é de 6 meses.

O aluno pode se matricular no EJA por meio de escolas públicas ou instituições particulares, onde o tempo de conclusão costuma ser menor em comparação ao ensino regular.

Para que fique mais claro, o prazo de conclusão do ensino fundamental no EJA é de  2 anos (enquanto para o ensino regular é de 4 anos). No caso do ensino médio, o aluno tem até 18 meses para concluir o curso (sendo que no ensino regular, esse prazo é de 3 anos).

Por fim, o EJA exige que o aluno tenha idade mínima de 15 anos para cursar o ensino fundamental, e pelo menos 18 anos para cursar o médio. A duração de cada aula é de 4 horas.

ENCCEJA

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova aplicada anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com o objetivo de certificar os alunos que desejam concluir o ensino fundamental e médio.

O nível de conhecimento das provas estão de acordo com o grau de certificação, e assim como o EJA, somente alunos com idade mínima de 15 anos podem obter o diploma.

Assim, no ENCCEJA, as provas destinadas ao ensino fundamental são compostas pelos seguintes assuntos:

  • Língua Portuguesa
  • Língua Estrangeira Moderna
  • Artes
  • Educação Física
  • Redação
  • Matemática
  • História e Geografia
  • Ciências Naturais.

Já para o ensino médio, os assuntos exigidos no exame são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O teste contém 30 questões para cada módulo, além da elaboração de um texto em formato de prosa (dissertativo-argumentativo). Caso o aluno não alcance a quantidade de pontos necessários para conseguir o diploma, existe a possibilidade de refazer a prova e eliminar apenas as competências pendentes.

EJA X ENCCEJA

Fica claro, então, que ambas são opções viáveis e extremamente benéficas para quem deseja finalizar os estudos. A grande diferença ficará por conta da adaptação do aluno. 

No EJA, por exemplo, existe um cronograma a ser seguido e aulas que devem ser assistidas. Assim, o aluno tem acesso ao conteúdo, estuda a matéria e realiza as provas de certificação. Enquanto no ENCCEJA, as provas são realizadas diretamente, com o aluno ficando livre para estudar, sem auxílio de um professor ou acesso a conteúdos específicos.

Quais os principais benefícios ao concluir seus estudos com o EJA Brasil EAD?

Estude de casa

De antemão, as aulas ministradas pela EJA Brasil ocorrem à distância, fazendo com que você — desde que com acesso à internet — consiga assisti-las diretamente do conforto da sua casa. Além disso, ao terminar seus estudos, a escola emitirá o certificado de conclusão do ensino médio sob a tutela do MEC, com validade em todo o Brasil e em outros países.

Conclua o ensino médio de forma rápida

Diversos alunos acabam desistindo de terminar seus estudos por meio de plataformas online por acharem que tal atividade demanda muito tempo. Entretanto, com o EJA Brasil EAD, a conclusão do ensino médio e a emissão do seu certificado se dará rapidamente e sem burocracia.

Inicie a carreira dos seus sonhos

Se você pretende se tornar um engenheiro, um advogado ou seguir carreira em qualquer outra profissão que te agrade, saiba que para tirar esse sonho do papel, primeiro, é necessário finalizar o ensino médio.

Dessa forma, a EJA Brasil EAD pode te ajudar nesse sentido, uma vez que ao terminar os seus estudos, a escola disponibilizará o seu certificado, possibilitando seu ingresso em qualquer faculdade ou curso técnico profissionalizante.

Tenha mais chances de conseguir um emprego

Como se sabe, o mercado de trabalho anda extremamente competitivo, ao passo que pessoas sem estudo constantemente acabam sendo deixadas de lado. Desse modo, terminar os estudos com EJA Brasil e dar continuidade na sua formação profissional, pode te ajudar a garantir um futuro mais tranquilo e confortável lá na frente.

Forma de pagamento facilitada e com preço justo

Terminar seus estudos com a EJA Brasil EAD é fácil e barato. Isso porque a escola oferece condições de pagamento que cabem no seu bolso, além de um excelente desconto caso o pagamento seja realizado via Pix. Por fim, após o pagamento, o acesso à plataforma estará liberado em até 2 dias úteis.

E então, viu como é mais vantajoso terminar os seus estudos através do EJA Brasil EAD? Então não perca tempo e visite nosso site, realize a sua matrícula e de início a transformação da sua carreira profissional agora mesmo!

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD