Entenda o crescimento do ensino EAD!

O ensino EAD é uma tendência atual no Brasil. Isso acontece desde o ano de 2020, quando o isolamento social foi necessário devido à pandemia de Covid-19.  Dessa forma, o Ensino à Distância permitiu que as aulas acontecessem mesmo de forma remota.

Mesmo hoje em dia, onde o cenário da pandemia está melhor e o isolamento social total não é mais necessário, uma grande parte da população não quer voltar ao modelo presencial. Isso ocorre pois o EAD se mostrou um formato promissor, novo e com vários benefícios. Além de se adequar melhor a rotinas frenéticas.

Por isso, houve grande crescimento na demanda por cursos em formato EAD. Assim como o interesse no ensino presencial sofreu uma queda.

Veja os principais benefícios do ensino à distância e o porquê de grande parte da população não voltar ao ensino presencial.

Benefícios do ensino EAD

O ensino EAD possui diversos benefícios que justificam a sua adoção, mesmo após a volta do ensino presencial. Entre esses benefícios está a facilidade em encaixar o ensino EAD em uma rotina cheia e frenética.

Afinal, ele permite uma maior flexibilidade e comodidade, permitindo que o aluno faça seus próprios horários de estudo. Saiba mais detalhes sobre todos os benefícios e como o ensino EAD é uma modalidade que veio para ficar!

1) Flexibilidade de horários no ensino EAD

Esse é um dos principais benefícios do ensino EAD. A flexibilidade de horários permite que o aluno veja aula e estude no horário que for melhor para a sua rotina. Assim, é possível conciliar o trabalho, estudo e lazer.

Assim, o ensino EAD se encaixa em rotinas agitadas e frenéticas, que de outra forma não caberia a educação.

Além disso, há pessoas que funcionam melhor em um certo horário, como de manhã ou de noite. O ensino EAD permite que essas pessoas possam estudar no horário em que são mais produtivas, e assim, aproveitar ao máximo os estudos.

2) Otimização do tempo

A falta de tempo é uma das principais razões citadas como o porquê de não terminar os estudos ou fazer uma especialização. Porém, o ensino EAD permite que você otimize seus horários e tire proveito de todos os momentos livres para conseguir o tão sonhado diploma.

3) O ensino EAD garante mais comodidade

No ensino EAD você pode levar suas aulas para onde estiver. Seja em alguma viagem, no ônibus a caminho de casa ou até mesmo em uma viagem de férias.

Basta ter um computador ou celular com acesso à internet para conseguir estudar onde estiver. Assim você tem comodidade e conforto ao estudar.

4) O ensino EAD tem validade reconhecida pelo MEC

Muitas pessoas ainda possuem receio em começar um curso à distância. Isso por acreditarem que o curso pode não ser o mesmo que no ensino presencial. Isso pode ter sido verdade no passado. No entanto, as coisas mudaram e hoje em dia os cursos não presenciais estão cada vez mais respeitados.

Além disso, cursos oferecidos por uma instituição de qualidade são equiparados aos cursos presenciais pelo Ministério da Educação (MEC). As instituições de ensino passam por avaliações rigorosas para obter o selo do MEC. Existem diversos processos avaliativos.

Durante esse processo, serão analisados elementos como: o currículo, recursos didáticos, currículo dos professores, infraestrutura física, recursos técnicos, etc.

5) Suporte para dúvidas

O ensino EAD é tido por muitos como uma modalidade com pouca interação entre professores e alunos. No entanto, isso não é verdade.

Apesar das aulas ocorrerem fora do ambiente da sala de aula, o ensino EAD conta com plataformas online para discussão dos conteúdos. Assim, os estudantes podem tirar dúvidas e debater sobre o assunto estudado com outros alunos da plataforma.

Além disso, diferente do ensino presencial, você pode enviar a sua dúvida a qualquer momento para os professores. Não precisa esperar um certo horário ou momento para mandar a sua questão.

6) Melhor aproveitamento das aulas

Trata-se de um ambiente diferente das salas de aula convencionais, com diversos alunos com diferentes experiências, níveis de conhecimento, ritmos de aprendizado e prioridades. Dessa forma, pode não ser um ambiente que possibilite o aproveitamento total das aulas.

Assim, o ritmo do ensino EAD é diferente e possibilita o melhor aproveitamento das aulas. Uma vez que os alunos são organizados de maneiras diferentes, de acordo com o seu nível de conhecimento, prioridades e etc.

Além disso, cada aluno pode assistir às aulas de acordo com o seu tempo e o horário em que está disponível. Isso permite maior otimização na absorção do conteúdo.

EJA EAD

Nesse sentido, a educação básica é um direito segundo a Constituição Federal de 1988. No entanto, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos adultos com 25 anos não completaram a educação básica.

Para isso, existe a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para mudar essa situação. O EJA permite que adultos com mais de 18 anos terminem o ensino médio. Além disso, hoje em dia existe o EJA ensino EAD.

Assim, a maior vantagem EAD é a flexibilidade e a adequação à rotina ocupada. Isso permite que mais alunos tenham a chance de terminar a educação básica e concluir o ensino médio.

Essa modalidade está cada vez mais popular, com o objetivo de dar uma educação mais adequada às necessidades de todos os jovens e adultos. Diferente do ensino presencial, não é necessário sair de casa para assistir às aulas, basta ter uma conexão à internet.

Conclusão

Agora você sabe todos os benefícios do ensino EAD, esse formato que veio para ficar na vida das pessoas. Assim, essa modalidade é mais em conta em questões financeiras e otimiza o seu tempo.

O EJA Brasil EAD é uma plataforma de estudos pela internet que oferece um ensino completo e com mais facilidade. Dessa forma, você pode terminar os estudos pela internet, com a plataforma mais completa do Brasil.

Além disso, é possível conquistar o seu diploma na metade do tempo normal. Isso acontece pois no EJA Brasil EAD você é capaz de terminar um ano letivo inteiro em apenas 6 meses. Faça já a sua matrícula.

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD