3 formas de terminar os estudos!

Por diversos motivos, muitas pessoas deixam de terminar os estudos, mas isso não quer dizer ser tarde para retomar e ir em frente. Concluir essa etapa é fundamental para quem quer melhorar sua condição de vida, ser promovido no trabalho ou iniciar uma nova carreira.

Não existe uma única forma de fazer isso, e nesse artigo queremos te mostrar três caminhos diferentes que você pode tomar para concluir seus estudos. Então, se quiser saber mais sobre isso, fique conosco até o final e decida, hoje mesmo, o que se encaixa melhor na sua realidade.

Boa leitura!

Por que devo terminar os estudos?

Hoje em dia, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por ter tantas pessoas procurando por oportunidades, as empresas estão sempre em busca dos melhores funcionários, com mais qualificação e conhecimentos. Afinal, ninguém quer pagar um salário para uma pessoa que não conseguirá desempenhar um bom trabalho.

Ao terminar os estudos, certamente você terá um conhecimento muito maior do que pessoas que não conseguiram finalizar essa etapa na fase escolar.

Além disso, ao conseguir o seu certificado de conclusão do ensino médio, será possível continuar sua jornada e cursar uma faculdade. Este é um diferencial grande para quem quer um bom emprego.

Então, se você pretende terminar os estudos e quer saber quais são suas alternativas, vamos te falar nesse artigo sobre 3 opções que você tem para, finalmente, ter um certificado em mãos e ganhar melhores posições e oportunidades no mercado de trabalho, além de abrir um leque de possibilidades.

As 3 formas de terminar os estudos

Já falamos aqui sobre a importância de terminar os estudos. Agora vamos falar sobre as formas como você pode fazer isso. Confira:

1)  Terminar os estudos com o ensino tradicional

O ensino regular é a forma mais tradicional de terminar seus estudos. É, na verdade, a mais conhecida, por ser a mais antiga. Essa modalidade abrange os estudantes que finalizam os estudos na faixa etária estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Se optar por essa forma de terminar os estudos, será necessário frequentar uma instituição de ensino pública ou privada, em turno integral ou meio período.

Além disso, é importante lembrar que o ensino regular exige dos alunos o mínimo de 75% de presença em sala de aula, sendo também necessário alcançar uma média de notas em cada disciplina.

2) Concluir os estudos com o ENCCEJA

A sigla significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Essa é a forma mais rápida de concluir o ensino médio, pois é preciso fazer apenas uma prova para conseguir a certificação.

Entretanto, o ENCCEJA só é realizado uma vez por ano, ou seja, caso não seja atingida a pontuação exigida, o aluno só poderá tentar novamente terminar os estudos no ano seguinte.

Esse exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação dissertativo-argumentativa. As provas do Encceja possuem 30 questões de múltipla escolha, sendo preciso ter a pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das provas para conseguir o certificado de conclusão, além de no mínimo cinco pontos na redação.

Caso não alcance a pontuação exigida nas quatro provas, o candidato pode solicitar o certificado parcial Encceja e na próxima tentativa responder apenas às questões das provas nas quais não alcançou o resultado esperado, mas não terá o certificado em mãos antes de conseguir a pontuação total requerida.

3) Cursar o EJA EAD

Esta forma de terminar os estudos é através da Educação para Jovens e Adultos, e conta com diversas vantagens. Para quem não tem tempo de se deslocar para uma instituição, mas quer adquirir todo o conhecimento oferecido no Ensino Médio, cursar o EJA EAD é uma excelente opção.

O ensino médio é feito por módulos, e você pode estudar do conforto do seu lar, pela Internet. Ou seja, não há necessidade de gastar mais horas e horas do seu precioso tempo no deslocamento até uma escola ou instituição de ensino.

Ao fazer o EJA EAD, você terá aulas no formato online, ou seja, poderá fazer de onde e quando puder, e você consegue terminar os estudos na metade do tempo de um curso regular.

Isso significa que para fazer o ensino médio e conseguir seu certificado de conclusão, é preciso estudar apenas por 6 meses para cada série perdida. Com essa forma de terminar os estudos, você consegue conciliar com o seu trabalho, e não irá sobrecarregar sua rotina.

Você só precisa se organizar para encaixar seu tempo de estudo dentro da sua possibilidade, pensando sempre o quanto terminar os estudos é importante para a sua vida.

Obviamente será preciso ter um pouco de disciplina, manter o foco nas aulas online e criar uma rotina de estudos, mas isso será muito mais flexível do que ter horários certos para frequentar as aulas, além do gasto de deslocamento.

EJA EAD

Você tem liberdade de estudar quando e onde quiser

Não há necessidade de ter um horário específico e também uma sala de aula para fazer os estudos. Você só precisa de uma conexão com a Internet.

Você pode iniciar seus estudos em qualquer época do ano

Pela modalidade do EJA EAD, você pode dar início ao curso quando desejar, sem a necessidade de adiar seus sonhos. Você pode começar a transformar sua vida hoje mesmo.

Não e preciso estudar por anos e anos

Se formar na metade do tempo é uma vantagem incrível não é? Muitas pessoas desistem de enfrentar o Ensino Médio pensando no longo tempo que pode levar para se formar.

Se destacar no mercado de trabalho

Esta é sem dúvida uma grande vantagem de terminar os estudos com o EJA EAD. Você sairá na frente com seus conhecimentos e habilidades, e ainda terá um certificado de conclusão para iniciar uma faculdade ou prestar um concurso público.

Conclusão

Nunca é tarde para terminar os estudos. Hoje em dia você conta com uma série de alternativas para concluir essa etapa tão importante para melhorar de vida e conquistar melhores trabalhos. Além disso, conhecimento nunca é demais!

E como você pode contar com vantagens incríveis como estudar no seu tempo, de onde puder, e na metade do tempo de um ensino tradicional, não restam mais motivos para não terminar os estudos.

Quer saber mais sobre como terminar os estudos com o EJA EAD? Conheça o supletivo EJA Brasil EAD e comece essa jornada hoje mesmo!

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD