o-que-fazer-depois-de-terminar-escola

Terminei a escola, e agora?

Fazer faculdade

Buscar carreira como servidor público

Entrar para o Curso Técnico

 

Geralmente, quando estamos prestes a terminar a escola é comum surgir a preocupação sobre o que fazer no futuro, após a conclusão do Ensino Médio. Se você também tem se sentido dessa maneira, mantenha a calma!

Antes de mais nada, veja esta boa notícia: depois de fazer o supletivo, você terá uma série de opções disponíveis para construir um bom futuro profissional. Para isso, basta avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma dessas alternativas e definir qual é a mais adequada para o seu perfil.

 

Então, vamos lá. Continue a leitura e descubra o que fazer depois de terminar a escola. Confira:

 

Fazer faculdade

 

O diploma de graduação em um curso superior pode abrir muitas oportunidades, pois a maioria das profissões mais bem remuneradas exige formação universitária. Isso ocorre porque, em geral, quando você apresenta um certificado de conclusão de um curso superior significa que você se dedicou durante anos ao conhecimento e estudo da área escolhida.

 

Antes de mais nada, porém, para ingressar na faculdade você precisa terminar a escola. Assim que você terminar o ciclo básico de aprendizagem, estará apto a realizar o vestibular em uma universidade pública ou privada.

 

Buscar carreira como servidor público

 

Esta é uma opção bastante interessante para quem deseja conquistar um emprego estável e com uma remuneração geralmente superior em relação à iniciativa privada.

 

Outra característica que torna o cargo público muito atraente é o sistema de progressão por tempo de serviço. Na prática, enquanto na iniciativa privada o profissional fica estagnado no mesmo cargo, sem uma promoção ao longo de anos, no serviço público é diferente: boa parte das secretarias, autarquias e fundações públicas possuem processos de avaliação de competência e especializações feitas no decorrer da carreira para ascensão profissional. Portanto, vale a pena, mesmo após conquistar a vaga, continuar a investir em cursos de aprimoramento.

 

Além disso, outra vantagem do emprego público é que uma boa parte das vagas não exige experiência profissional prévia dos candidatos e é dirigido a pessoas com escolaridade até o ensino médio. Portanto, as chances são verdadeiramente iguais para todos.

 

Naturalmente, você precisa estar preparado para ter chance de se sair bem nas provas e obter a tão desejada aprovação.

 

Entrar para o Curso Técnico

 

Já falamos aqui que fazer faculdade costuma ser mais abrangente, mas um curso técnico também é uma excelente alternativa para quem quer se especializar para o mercado de trabalho.

 

Isso porque, enquanto na faculdade você precisa de, no mínimo, 4 anos para se formar, o curso técnico, em geral, tem duração máxima de 2 anos, ou seja, a metade do tempo.

 

Além da rapidez na obtenção do diploma, as mensalidades são mais acessíveis e a formação é totalmente voltada para o aprendizado de habilidades práticas da profissão. Outro ponto positivo do curso técnico é que o mercado de trabalho mudou e, hoje, a busca por profissionais formados em cursos técnicos tem sido, em alguns casos, maior do que por trabalhadores com bacharelado.

 

E, então, já escolheu a melhor alternativa para construir uma carreira profissional assim que terminar a escola?

 

Aproveite, agora, e conheça o EJA Brasil EaD. Somos uma plataforma de estudos online que permite que você estude de acordo com o seu tempo disponível. Em nossa plataforma você assiste às aulas pelo computador ou celular quantas vezes precisar até que o conteúdo seja completamente compreendido. Além disso, você tem o contato online com professores que tiram suas dúvidas de forma didática para facilitar o seu aprendizado.

 

Com o EJA EaD Brasil você alcança sua certificação do Ensino Médio de forma simples e rápida: agora em até 1 ano e meio você pode terminar o Ensino Médio pela internet.

Entre em contato conosco e comece a estudar hoje mesmo.

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD