Quer terminar os estudos? Veja como dar o primeiro passo!

Terminar os estudos pode ser um desafio no país. O número de brasileiros que não se formaram no Ensino Médio é grande no Brasil. Segundo o IBGE, cerca de 52,6% da população brasileira adulta, com mais de 25 anos, não possui educação básica completa.

Ou seja, mais da metade da população brasileira. Esse é um índice alarmante. Além disso, cerca de 33,1% dessas pessoas não terminaram o Ensino Fundamental.

Você está nesta estatística? Se sim, saiba que podemos te ajudar. Afinal, terminar os estudos é um passo fundamental para se colocar no mercado de trabalho, além de proporcionar uma série de vantagens.

Existem diversos motivos para uma pessoa não conseguir terminar o ensino médio, seja por dificuldade de chegar até uma escola, grande parte da evasão parte da área rural. Ainda de acordo com dados do IBGE, apenas 66,4% dos estudantes da área rural se formam no ensino médio.

De todas as formas, é possível conseguir o seu tão sonhado diploma de uma forma fácil hoje em dia, que requer apenas o acesso à internet.

Veja como terminar os estudos sem sair de casa!

Como terminar os estudos online?

Como dito, terminar os estudos no ensino médio e até mesmo superior é um passo essencial para ingressar no mercado de trabalho e conseguir um bom emprego.

Além disso, hoje em dia você não precisa mais ir até a escola e ficar lá por mais de 4 horas por dia, pode fazer essa função direto de sua casa. Para isso, basta ter um computador com acesso à internet.

A escola que você vai escolher é essencial para te auxiliar nessa formação, por isso é preciso optar por uma boa instituição. Assim como é preciso saber que mesmo online, é uma tarefa que exige dedicação e esforço. Afinal, terminar os estudos pela internet é mais prático, mas não quer dizer que você não precise estudar, pelo contrário.

As modalidades de ensino EJA e graduação EAD vão te ajudar nessa tarefa de terminar os estudos e aumentar as suas oportunidades no futuro.

A educação para jovens e adultos é uma modalidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, garante a formação de muitos jovens e adultos, que por algum motivo ainda não conseguiram se formar.

O que é o EJA?

Nós mencionamos EJA e Educação para Jovens e Adultos, mas você sabe sobre o que se trata? Vamos te mostrar!

O EJA é uma modalidade de ensino criada pelo próprio Governo Federal, destinada a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade convencional.

Assim, o EJA permite que o aluno retome e termine os estudos em menos tempo, o que facilita a sua colocação no mercado de trabalho.

Um dos maiores pontos positivos do EJA é a forma como é ofertado, seja no presencial quanto à distância. Assim, é possível democratizar o acesso à educação básica e oferecer a formação de uma forma mais simples e prática para os alunos que precisam.

Dessa forma, o EJA é dividido em duas modalidades:

A primeira é o EJA Ensino Fundamental, que é para jovens a partir de 15 anos que precisam completar alguma etapa entre o 1° e o 9° ano. Essa modalidade tem a duração média de cerca de 2 anos.

A segunda modalidade é o EJA Ensino Médio. Essa é para os alunos maiores de 18 anos e que têm que completar o Ensino Médio. O tempo médio para a conclusão dessa modalidade é de 18 meses. A partir desse período o aluno está apto a realizar provas de vestibulares e do ENEM.

Mais informações

Segundo normas do Ministério da Educação, é preciso ter 18 anos para concluir o ensino médio por EAD. Além disso, o tempo de duração vai variar de acordo com o aluno e o plano de ensino da escola.

Em geral, a conclusão de cada ano do Ensino Médio leva cerca de 6 meses. Assim, 1 ano e meio para concluir os 3 anos.

Além disso, o aluno é acompanhado à distância por professores e monitorado, de acordo com a sua necessidade. Existe o Ambiente Virtual de Aprendizagem, feito para tirar dúvidas e colocar o aluno em contato com o professor.

Depois disso, o aluno estará pronto para o mercado de trabalho e conquistará o seu diploma do ensino básico e médio.

Além disso, o aluno possui todos os direitos de um aluno que terminou o Ensino Médio de maneira convencional, o que inclui a chance de aplicar para vestibulares e fazer a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, trata-se de uma modalidade prática e que facilita o acesso a esse diploma.

Benefícios do EJA EAD

Existem alguns benefícios de escolher terminar os seus estudos por meio do EAD. Confira!

1) Flexibilidade

O primeiro é a flexibilidade. Quem opta por essa modalidade possui maior flexibilidade em seus planos e pode estudar a hora que preferir e for melhor para sua rotina.

No entanto, ainda assim é importante manter uma rotina diária de estudos, não importa o horário.

2) Mais acessível

O EAD é uma modalidade que não exige que você esteja presente fisicamente na escola. Assim, é possível economizar com locomoção, alimentação e outros detalhes como uniforme.

O que pode tornar essa forma de terminar os estudos mais barata que as presenciais.

3) Desenvolver habilidades enquanto termina os estudos

Os alunos EAD são responsáveis por sua rotina de estudos. Isso ajuda a desenvolver o compromisso, a disciplina e a capacidade de concentração.

4) Gama de cursos

Outro ponto positivo é a variedade de cursos disponíveis dessa forma. Além do Ensino Básico e Médio, é possível fazer um curso superior completamente EAD.

Conclusão

Agora que você sabe os benefícios dessa modalidade e como ela pode te ajudar a terminar os estudos e se inserir no mercado de trabalho de forma capacitada.

Confira a melhor opção em EJA EAD e comece a investir em seu futuro agora mesmo!

Artigos Relacionados:

Espera um momento!

Não podemos prosseguir com sua matrícula, pois as vagas para SP e GO estão encerradas!

 

Para maiores informações entre em contato pelo Whatsapp e clicar em “falar com atendente

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD